Dicas de SEO para melhorar seu posicionamento no Google

5 Dicas de SEO para alavancar seu site no Google

Você quer melhorar o posicionamento do seu site no Google?

Não faz nem ideia de como e onde começar para melhorar o SEO do seu site?

Olá! Eu sou o Gabriel, especialista em SEO da Destaca Digital e hoje vou te dar 5 dicas e insights avançados de SEO para alavancar o posicionamento do seu site no Google. 

E se você não sabe o que é SEO e como ele pode aumentar suas vendas, geração de leads e audiência qualificada, não se preocupe, preparamos um vídeo completo para que você entenda, clique aqui: O que é SEO?

Caso você prefira você pode consumir esse conteúdo em vídeo:

A primeira dica de SEO e talvez uma das mais importantes é:

#1 – Elabore uma boa estratégia de palavras-chave

Qualquer trabalho de SEO começa por uma boa e profunda busca por palavras-chaves.

As palavras-chaves nada mais são que os termos que o usuário digita no campo de buscas do Google, por exemplo. Quando estão buscando por uma informação ou serviço.

O primeiro passo é definir quais os termos mais relevantes ligados ao seu produto, serviço ou conteúdo. Para isso é necessário pensar além dos serviços que você oferece e tentar mapear a jornada de compra do seu consumidor e dessa forma definir o que mais lhe chamar a atenção em cada etapa.

Entender a jornada do seu consumidor vai te ajudar saber como  ele faz buscas por seus produtos ou serviços, entender quais são os termos de buscas por informações e quais termos são de buscas com objetivo de compra.

Assim você pode tanto produzir conteúdos relevantes que respondam possíveis duvidas desse consumidor e posterior ofertar seu serviços/produtos para ele, como também ganha autoridade para se posicionar para as buscas  por seu serviço ou produto.

Para descobrir termos que seu consumidor busca no Google, você pode utilizar ferramentas gratuitas como por exemplo: Google Keyword Planner ou também a ferramenta Ubersuggest.

Ambas são muito simples e intuitivas, basta inserir termos do seu nicho e serão exibidor os volumes de buscas mensais para aquela busca. E também serão exibidor termos relacionados para te ajudar no processo de busca por termos relevantes.

Mas lembre-se nem sempre o termos com o maior volume de buscas é o melhor para o seu site. Termos mais específicos tendem a converter muito mais.

#2 – Seja Mobile First ou móbile friendly.

Segundo pesquisas publicadas  pela telebrasil, mensalmente cerca de 71 milhões de brasileiros utilizam a internet apartir de um dispositivo móvel.

E claro se você quiser confirmar essa afirmação basta avaliar a origem de acessos do seu site lá no Google search console. (vush)

Se você não conhece  ou não fez a configuração do Google Search console em seu site,vou deixar um link na descrição ou no card ao lado onde te ensino na pratica como fazer a melhor configuração em poucos minutos.

Assim quem vai estar comprovando a importância de se ter um site amigável para celulares e tablets  é próprio Google.

Por tanto fazer com que seu site seja adaptado para dispositivos móveis e fornecer a melhor experiência possível para esse usuário móbile o que é fundamental na sua estratégia de seo.

Imagine você acessando um site com o seu celular e encontrando um site lento, com plugin que não funcionam ou pior com elementos desproporcionais ao tamanho da sua tela. Ponto negativo e claro, você na hora vai buscar outro fornecedor. É o mesmo que o seu potencial cliente vai fazer se o seu site não for otimizado para celulares.

(computador)

Se você quiser saber se o seu site é ou não adaptável para móbile, você pode usar a ferramenta de testes do Google. Basta inserir a sua url na ferramenta e  clicar em testar. Assim caso seja necessário a ferramenta ira apresentar os pontos a serem melhorados: https://search.google.com/test/mobile-friendly

#3 –  Respeite a intenção de busca

Entender exatamente o que  um usuário quer ver ao fazer determinada busca e responder exatamente  o que ele quer, pode ser um fator decisivo na página de resultados do Google.

O termo técnico para isso é Rank Brain, trata-se  de uma algoritmo desenvolvido pelo Google e que utiliza o comportamento e aprendizado de buscas anteriores, para determinar os objetivos da busca de um usuário para uma palavra-chave.

Veja esse exemplo:

Imagine que você quer saber a altura da torre Eiffel e digita no Google “ Altura torre Eiffel” e o Google exibi isso para você:

Agora vou faz uma pesquisa por “Paisagem torre Eiffel” e o Google me exibi isso:

E por ultimo eu pesquiso por “Passeio torre Eiffel” e o Google me exibe isso:

Bom, esqueça o Google por um instante e vamos interpretar o que acabou de acontecer aqui.

O que eu quero saber quando digito “Altura torre Eiffel” Claro, nada mais além de quanto mede a altura da torre Eiffel.

O que eu quero ver quando busco por “ Paisagem torre Eiffel”?. As fotos do local.

E o que eu quero ver quando busco por  “Passeio torre Eiffel”. Uma oferta de passeios é claro.

Bom ao observar esses resultados podemos tirar a seguinte conclusão. É claro que o Google poderia exibir apenas links com textos e fotos com as respectivas informações. Mas ele sabe que não é isso que o usuário quer ver.

Isso é a intenção de buscas, é oferecer para o seu usuário a informação que ele realmente deseja ver. E não simplesmente produzir textos e vídeos pq você acha que ele vai gostar.

Uma dica simples para você entender a intenção de buscas é: Faça uma busca pelo termo que quer se posicionar, verifique se as páginas de resultados exibem mais fotos, mais vídeos ou mais conteúdo em texto. Visite os sites bem colocados, veja qual é o conteúdo predominante nas páginas dos sites melhores rankeados. Assim você vai saber a intenção de quem busca por esse temo e vai saber como fazer um conteúdo melhor que os do seu concorrente.

 

#4 –  Conquiste links de alta qualidade para o seu site

Os links são e provavelmente continuarão sendo por muito tempo a “Moeda de ouro” dos mecanismos de buscas.

Conquistar links de alta qualidade vai potencializar muito o SEO seu site.

O trabalho de links ou como normalmente é chamado “link building” funciona como votos de confiança.  Imagine que você  tem uma pequena loja no interior da cidade e o shoppping da sua cidade faz um referência para a sua loja como sendo um excelente fornecedor. Pronto a sua popularidade sobe lá em cima.

NO Google é a mesma coisa. Links contextuais vindo de sites que tenham uma boa reputação no Google podem fortalecer muito a sua autoridade perante os buscadores.

Mas atenção.

Não adianta receber links de um site super conhecido, com autoridades e ele simplesmente não tiver nada haver com o seu nicho.

Links devem ser contextuais, naturais e que tenham valor para o seu usuário.

#5 – A experiência do usuário

É muito provável que você já tenha escutado esses termos por ai, usabilidade, experiência, otimização e conversão e por ai vai.

A experiência de um usuário dentro do seu site está intimamente ligada a “intenção de busca” e comportamento do usuário com as informações do seu site.

Analise o seu site e se faça as seguintes perguntas:

  • o conteúdo do site é legível?
  • a navegação é clara e acessível?
  • o conteúdo responde a minha pergunta?
  • existe uma hierarquia clara na interface? Consigo ir respondendo minhas dúvidas enquanto navego?
  • consigo encontrar tudo que queria? Ou preciso voltar ao Google e pesquisar de novo?

 

Oferecer uma ótima experiência ao usuário, pode aumentar positivamente o tempo de permanência dentro do seu site, bem como evitar que ao acessar seu site o usuário volte para a página de resultados clique no seu concorrente para complementar as informações.

Fato é que o tempo de permanência em si não é um fator decisivo para o rankeamento, mas se o o usuário acessa seu conteúdo não encontra o que deseja e vai para outro site e finaliza ali a sua busca isso indica que seu site não esta com uma boa qualidade.

E claro não é um ou outro usuário fazendo isso que vai te fazer perder posições, mas sim a freqüência desse comportamento.

E ai gostou dessas dicas? Ficou com dúvida em algo, deixei um comentário vou adorar esclarecer e ajudar você a melhorar o SEO do seu site.   Não esqueça de se inscrever e marcar o sininho para receber mais dicas de SEO e Marketing digital.

Fazer comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *